A redução das emissões de gases de efeito estufa está na agenda mundial há décadas (197 nações se comprometeram formalmente a reduzir as emissões de carbono na Cúpula da Terra no Rio de Janeiro em 1992). Mas a opinião pública chegou a um ponto em que está se tornando cada vez mais difícil justificar o “business as usual”.
Os profissionais de marketing desempenham um papel fundamental aqui, porque representam a voz dos consumidores entre as partes interessadas internas. Eles percebem e medem as mudanças nas preferências do consumidor e defendem essas tendências emergentes em suas empresas.
Há também um segundo elemento em jogo na busca pela neutralidade do carbono: as preocupações com o clima reduzem a lucratividade.
Em ambos os aspectos, o papel dos profissionais de marketing é crucial: eles canalizam as preocupações climáticas de volta para a empresa, junto com seu impacto no design e preços do produto, o impacto climático da empresa, a lucratividade da compensação de carbono, responsabilidade social corporativa e tecnologia verde adoção.
Com uma competência tão ampla, os gerentes que estão equilibrando as preocupações dos consumidores com o clima com as metas de negócios das partes interessadas devem seguir estas três etapas:
1. Calcule uma pegada de carbono
A cobertura da mídia sobre as mudanças climáticas, especialmente a necessidade de reduzir a pegada de carbono de uma organização, é mostrada para motivar os consumidores a tomar decisões de consumo mais sustentáveis.
Seguindo uma imprensa particularmente negativa, o setor de aviação tornou-se muito público em seu compromisso com a compensação de carbono. A EasyJet afirma compensar as emissões de carbono do combustível para cada um de seus voos e a British Airways promete o mesmo para todos os seus voos domésticos. Nos Estados Unidos, a JetBlue é a primeira grande companhia aérea a se comprometer a atingir o valor líquido zero.
A experiência das companhias aéreas se traduz em uma vasta gama de organizações nos setores de manufatura e serviços.
Medir o impacto climático de seus produtos ou serviços em emissões equivalentes de dióxido de carbono é uma métrica poderosa e muito alinhada com a abordagem “medir, reduzir, compensar” da ONU em sua iniciativa Climate Neutral Now.
2. Diminua a pegada, aumente o preço
Mudanças na pegada de carbono podem aumentar os custos, mas também podem aumentar a demanda. Se o efeito de aumento da demanda de redução da pegada de carbono de um produto supera a redução geral da pegada de carbono, a empresa pode ser vítima de seu próprio sucesso.
A empresa poderia comprar compensações de carbono, mas isso teria um impacto adicional na lucratividade.
Para se tornar “Carbono Zero”, pode ser ideal aumentar o preço do produto a fim de oferecer um produto neutro para o clima. Nesse caso, chegar ao Carbono zero é uma estratégia ganha-ganha: o impacto climático diminui, o lucro aumenta.
Já abordamos sobre A importância de um Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estuda
Medir as emissões de carbono pode trazer diversos benefícios para o próprio negócio não restritos às questões ambientais, as vantagens são, inclusive, legais e econômicas.
Pensar na sustentabilidade, em vários casos, pode ser sinônimo de maior competitividade e melhor imagem da marca no mercado. Veja a seguir algumas razões para fazer um inventário de emissões de gases de efeito estufa.
3. Seja proativo com o design do produto
As preocupações dos consumidores com o clima fornecem um incentivo para que as empresas produzam produtos mais verdes.
Mas a regulamentação governamental do uso do carbono no design industrial com intervenções de mercado, como limites de carbono (contabilidade e política baseada no consumo), sistemas de limite e comércio (regulamentações que limitam os níveis de emissão industrial) e impostos sobre carbono reduzem a lucratividade.
No entanto, embora existam custos associados às regulamentações climáticas, eles também podem apresentar oportunidades. Investir em tecnologias verdes pode reduzir o custo de conformidade e também gerar receita com a venda da tecnologia desenvolvida.
As preocupações com o clima não vão desaparecer.
As empresas – e especialmente os profissionais de marketing – devem estar no centro do movimento para produzir produtos que poluem menos, sejam os incentivos provenientes do altruísmo ou do efeito de aumento da demanda de uma oferta mais verde.
O que eles não podem fazer é continuar a desviar o olhar.
Solução Eccaplan
A ECCAPLAN tem por objetivo auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.
Realizamos Inventários de Emissões utilizando a metodologia GHG Protocol e auxilio na renovação do licenciamento ambiental para CETESB.
Além de relatórios de sustentabilidade nas diferentes diretrizes como: GRI – Global Reporting Initiative, ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial e CDP – Carbon Disclosure Project.
Ah, se ainda tiver alguma questão que não foi esclarecida abaixo, você pode entrar em contato direto com a gente pelo inventario@eccaplan.com.br
Fonte:
Bertini, M., Buehler, S., Halbheer, D., & Lehmann, D. R. (2020). Carbon Footprinting and Pricing Under Climate Concerns. Journal of Marketing, 0022242920932930.
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