Revelando SP 2022 recebeu o selo Sou Resíduo Zero

O Revelando SP, festival que existe desde 1997, criado pelo Governo do Estado de São Paulo, é o maior festival de cultura tradicional e economia criativa paulista. O evento é gerido pela Amigos da Arte desde 2017 e reúne culinária típica, artesanato e diversas manifestações culturais populares, como folia de reis, congada, catira, viola caipira, jongo, batuques, entre muitas outras atrações vindas de todo o estado. 

A Amigos da Arte,tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos como o Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, Teatro Estadual de Araras e o Museu da Diversidade Sexual.

Ações da Eccaplan no Revelando SP 2022

A Eccaplan, com o movimento Sou Resíduo Zero, realizou a gestão integrada dos resíduos recicláveis, orgânicos, de óleo vegetal, entulho e dos rejeitos no Revelando SP 2022. 

O festival aconteceu no Parque da Água Branca, durante os dias 20 a 24 de julho, com mais de 300 atividades propostas por 120 municípios de São Paulo.


A Eccaplan, para realizar a gestão integrada de resíduos do evento, contou com 6 catadores e catadoras, que realizaram a triagem de todos os materiais gerados potencialmente recicláveis em uma área específica para a triagem dos resíduos.

A gestão integrada dos resíduos durou dos dias 18 a 29 de julho, isso inclui a montagem, os dias de evento e desmontagem. Nessa operação foi coletado, in loco na triagem, 923 Kg de papel, 515 Kg de plástico, 89,7 Kg de metal, 420 L de óleo vegetal e 1200 Kg de orgânicos. Gerando o total de 3435 Kg recicláveis destinados de forma adequada.

Além da gestão de resíduos, o evento contou com a participação de 6 agentes ambientais em um estande de conscientização ambiental, para informar o público do evento, expositores e equipe de produção sobre temáticas de sustentabilidade.

Sobre o Movimento Sou Resíduo Zero

O Movimento Sou Resíduo Zero surge com o objetivo de engajar pessoas, comunidades e empresas a planejarem e gerenciarem seus resíduos, enfatizando a não geração e uma grande mudança na forma atual do fluxo de materiais na sociedade, deixando um legado positivo às gerações futuras.

Queremos disseminar cada vez mais o conceito e boas práticas relacionadas com os resíduos sólidos, fazer com que a comunidade repense o modelo atual de consumo e atribuir valor aos resíduos através de novas atitudes, como: escolha consciente dos materiais, destinação de materiais para reciclagem e compostagem.

Esse novo olhar sobre os resíduos surgiu na Califórnia no início dos anos 2000 através da Zero Waste International Alliance (ZWIA), vista como um marco na maneira de gerenciar e tratar os resíduos e principal inspiração para o Movimento Sou Resíduo Zero. Esse foi o momento em que grupos mostraram-se preocupados com a destinação e geração de resíduos e se empenharam em disseminar suas práticas pelo mundo.

Um dos principais objetivos de organizar a Aliança foi estabelecer padrões para orientar o desenvolvimento do Lixo Zero no mundo. Além da criação da primeira definição internacional aceita do conceito “Zero Waste”, visando ajudar as empresas e as comunidades a definir seus próprios objetivos para o gerenciamento de seus resíduos.

Segundo o ZWIA, para que empresas e comunidades sejam consideradas bem sucedidas na implementação do programa, elas precisam desviar de aterros e incineradores mais de 90% do seus resíduos.

Sobre a Eccaplan

A Eccaplan Consultoria em Desenvolvimento Sustentável, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Relatórios de Sustentabilidade e Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa. Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro, CO2 Neutro e Frete Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros.


Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia cidades sustentáveis Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar evento neutro GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mudanças Climáticas Mundo Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores

Compartilhe

NEWSLETTER

Quer receber nossas novidades em seu e-mail?

Inscreva-se no formulário com seu nome e e-mail que enviaremos novos conteúdos mensalmente.