Já abordamos os 10 passos de um evento sustentável na matéria “Como produzir um evento sustentável?”, agora além de saber como implementar, as empresas também precisam analisar como a área de Marketing está alinhada com sua ação sustentável.
O conceito de marketing verde considera a minimização dos impactos no meio ambiente como um papel importante na satisfação das necessidades dos clientes e na obtenção de resultados da empresa.
Os esforços de marketing verde das empresas, desempenham um papel importante na transformação da consciência ambiental, em um comportamento de compra do consumidor.
O mix de marketing verde compreende um conjunto de ferramentas e elementos de marketing “que permitem a uma empresa atender ao mercado-alvo e atingir os objetivos organizacionais sem prejudicar o ambiente natural”
O termo “marketing verde” refere-se ao “processo de gestão holística responsável por identificar, antecipar e satisfazer as necessidades dos clientes e da sociedade, de forma rentável e sustentável”. É um grande componente dos esforços de negócios em direção à sustentabilidade; é definido como “planejar, organizar, implementar e controlar recursos e programas de marketing para satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores, considerando critérios sociais e ambientais e atendendo aos objetivos corporativos”
As empresas que não conseguirem adotar e implementar estratégias inovadoras de marketing verde terão dificuldades neste mercado global emergente competitivo e dinâmico.
O Marketing Verde é parte integrante da estratégia corporativa. Implica adaptações do mix de marketing tradicional e marketing digital (produto, preço, praça e promoção) e relaciona-se com questões como ecologia industrial, sustentabilidade ambiental, responsabilidade social, análise do ciclo de vida do produto, uso de materiais e fluxos de recursos e ecoeficiência.
O marketing verde leva os profissionais de marketing a ir além dos processos internos de fabricação ou os processos externos de ligação com os consumidores e a considerar o impacto da fabricação e do consumo na qualidade de vida da sociedade e no desenvolvimento sustentável.
Portanto, o sucesso do marketing verde depende do atendimento de alguns fatores importantes a ser considerados por produtores de eventos:
- Satisfação das necessidades dos consumidores, de maneira integrada propor que o seu Evento traga a melhor experiência de consumo, Segurança nos produtos oferecidos, garantia de integração com quais empresas estarão juntas como fornecedores e trabalhadores, incluindo a preocupação com o impacto social e ambiental do evento a ser produzido.
O desenvolvimento de Eventos Sustentáveis é uma solução ganha-ganha em um esforço para resolver o conflito entre o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental.
Toda a ação provoca um impacto ambiental e desenvolver um Evento Convencional, onde esses impactos não são considerados, vai contra o movimento Mundial em torno de um Desenvolvimento Sustentável, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e com o Mercado atual onde a redução das emissões de carbono tornou-se uma preocupação comum de muitos países.
Uma pesquisa global realizada pela Accenture demonstra que mais de 80% dos consumidores consideram a sustentabilidade dos produtos e serviços ao comprá-los. O aumento da consciência verde dos consumidores torna-se um fator impulsionado pelo mercado que estimula as empresas a fazerem melhorias verdes
Crie um posicionamento verde, garanta uma logística verde, gestão de resíduos, e neutralização do impacto de carbono no seu evento.
Veja como aplicar esse conceito no seu Evento:
- Garanta que você vai considerar os custos econômicos e ambientais de produção e marketing, ao mesmo tempo em que fornece valor para os clientes.
- Tenha conscientização para comunicar, informar e lembrar às partes interessadas sobre seu compromisso e realizações em relação aos esforços de preservação ambiental.
- Selecione fornecedores que garantem o mínimo de danos ambientais.
- Alinhado ao impacto ambiental crescente do setor de eventos e a conscientização do público, foram criadas novas normas e padrões internacionais para eventos (ISO 20121) e relatórios (GRI EOSS), que apoiam os organizadores de diferentes tipos de eventos – esportivo, empresarial, cultural, político – na integração da sustentabilidade em suas atividades.
Essas estratégias de Marketing Verde aumentam a eficiência do negócio e melhoram a imagem corporativa, subsequentemente levando ao sucesso do negócio, podem melhorar a reputação corporativa de uma empresa e, no processo, aumentar os lucros
Reduzir o impacto da sua empresa no meio ambiente, criando Eventos sustentáveis te torna mais ativa no Desenvolvimento da Comunidade local.
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A ECCAPLAN tem por objetivo auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.
Conteúdo:
Thays do Nascimento
Marketing Eccaplan
Fontes:
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Mukonza, C., & Swarts, I. (2020). The influence of green marketing strategies on business performance and corporate image in the retail sector. Business strategy and the Environment, 29(3), 838-845.
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LAM, Jasmine Siu Lee; LI, Kevin X. Green port marketing for sustainable growth and development. Transport Policy, v. 84, p. 73-81, 2019.
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