Já abordamos os 10 passos de um evento sustentável na matéria “Como produzir um evento sustentável?”, agora além de saber como implementar, as empresas também precisam analisar como a área de Marketing está alinhada com sua ação sustentável.
O conceito de marketing verde considera a minimização dos impactos no meio ambiente como um papel importante na satisfação das necessidades dos clientes e na obtenção de resultados da empresa.
Os esforços de marketing verde das empresas, desempenham um papel importante na transformação da consciência ambiental, em um comportamento de compra do consumidor.
O mix de marketing verde compreende um conjunto de ferramentas e elementos de marketing “que permitem a uma empresa atender ao mercado-alvo e atingir os objetivos organizacionais sem prejudicar o ambiente natural”
O termo “marketing verde” refere-se ao “processo de gestão holística responsável por identificar, antecipar e satisfazer as necessidades dos clientes e da sociedade, de forma rentável e sustentável”. É um grande componente dos esforços de negócios em direção à sustentabilidade; é definido como “planejar, organizar, implementar e controlar recursos e programas de marketing para satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores, considerando critérios sociais e ambientais e atendendo aos objetivos corporativos”
As empresas que não conseguirem adotar e implementar estratégias inovadoras de marketing verde terão dificuldades neste mercado global emergente competitivo e dinâmico.
O Marketing Verde é parte integrante da estratégia corporativa. Implica adaptações do mix de marketing tradicional e marketing digital (produto, preço, praça e promoção) e relaciona-se com questões como ecologia industrial, sustentabilidade ambiental, responsabilidade social, análise do ciclo de vida do produto, uso de materiais e fluxos de recursos e ecoeficiência.
O marketing verde leva os profissionais de marketing a ir além dos processos internos de fabricação ou os processos externos de ligação com os consumidores e a considerar o impacto da fabricação e do consumo na qualidade de vida da sociedade e no desenvolvimento sustentável.
Portanto, o sucesso do marketing verde depende do atendimento de alguns fatores importantes a ser considerados por produtores de eventos:
- Satisfação das necessidades dos consumidores, de maneira integrada propor que o seu Evento traga a melhor experiência de consumo, Segurança nos produtos oferecidos, garantia de integração com quais empresas estarão juntas como fornecedores e trabalhadores, incluindo a preocupação com o impacto social e ambiental do evento a ser produzido.
O desenvolvimento de Eventos Sustentáveis é uma solução ganha-ganha em um esforço para resolver o conflito entre o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental.
Toda a ação provoca um impacto ambiental e desenvolver um Evento Convencional, onde esses impactos não são considerados, vai contra o movimento Mundial em torno de um Desenvolvimento Sustentável, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e com o Mercado atual onde a redução das emissões de carbono tornou-se uma preocupação comum de muitos países.
Uma pesquisa global realizada pela Accenture demonstra que mais de 80% dos consumidores consideram a sustentabilidade dos produtos e serviços ao comprá-los. O aumento da consciência verde dos consumidores torna-se um fator impulsionado pelo mercado que estimula as empresas a fazerem melhorias verdes
Crie um posicionamento verde, garanta uma logística verde, gestão de resíduos, e neutralização do impacto de carbono no seu evento.
Veja como aplicar esse conceito no seu Evento:
- Garanta que você vai considerar os custos econômicos e ambientais de produção e marketing, ao mesmo tempo em que fornece valor para os clientes.
- Tenha conscientização para comunicar, informar e lembrar às partes interessadas sobre seu compromisso e realizações em relação aos esforços de preservação ambiental.
- Selecione fornecedores que garantem o mínimo de danos ambientais.
- Alinhado ao impacto ambiental crescente do setor de eventos e a conscientização do público, foram criadas novas normas e padrões internacionais para eventos (ISO 20121) e relatórios (GRI EOSS), que apoiam os organizadores de diferentes tipos de eventos – esportivo, empresarial, cultural, político – na integração da sustentabilidade em suas atividades.
Essas estratégias de Marketing Verde aumentam a eficiência do negócio e melhoram a imagem corporativa, subsequentemente levando ao sucesso do negócio, podem melhorar a reputação corporativa de uma empresa e, no processo, aumentar os lucros
Reduzir o impacto da sua empresa no meio ambiente, criando Eventos sustentáveis te torna mais ativa no Desenvolvimento da Comunidade local.
Quer realizar um evento sustentável? Veja um passo a passo de como produzir um evento sustentável e as ações que não podem faltar no seu evento. Agora se quiser se aprofundar mesmo baixe nosso E-book Gratuito Eventos Sustentáveis: Um guia Completo!
A ECCAPLAN tem por objetivo auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.
Conteúdo:
Thays do Nascimento
Marketing Eccaplan
Fontes:
Peterson, M., Minton, E. A., Liu, R. L., & Bartholomew, D. E. (2021). Sustainable Marketing and Consumer Support for Sustainable Businsses. Sustainable Production and Consumption, 27, 157-168.
Mukonza, C., & Swarts, I. (2020). The influence of green marketing strategies on business performance and corporate image in the retail sector. Business strategy and the Environment, 29(3), 838-845.
LIN, Woon Leong et al. Influence of green innovation strategy on brand value: The role of marketing capability and R&D intensity. Technological Forecasting and Social Change, v. 171, p. 120946, 2021.
LAM, Jasmine Siu Lee; LI, Kevin X. Green port marketing for sustainable growth and development. Transport Policy, v. 84, p. 73-81, 2019.
- Selo “Sou Resíduo Zero”: Parceria Sustentável entre Paranoid e Eccaplan na Produção Audiovisual
- Programa ISS Neutro: Uma oportunidade para empresas compensarem suas emissões
- O que são mudanças climáticas?
- O que é Carbon Disclosure Project — CDP
- Capital Natural: O que é e por que as empresas precisam se interessar?
Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia cidades sustentáveis Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar evento neutro GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mudanças Climáticas Mundo Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores