Como funciona e como comunicar a Sustentabilidade do seu Evento

Já abordamos os 10 passos de um evento sustentável na matéria “Como produzir um evento sustentável?”, agora além de saber como implementar, as empresas também precisam analisar como a área de Marketing está alinhada com sua ação sustentável.

Compreender a experiência do consumidor durante os eventos é vital para as organizações sobreviverem e competirem de forma mais eficaz. As experiências às vezes podem ser agradáveis ​​para clientes e prestadores de serviços, mas em outras podem afetar negativamente o bem-estar de ambos, é essencial buscar como melhorar a experiência do consumidor, agregando valor e contribuindo com o Meio Ambiente.

A Eccaplan se preocupa e cria soluções de como todas as ações das empresas podem neutralizar o impacto negativo das empresas, com isso criou um serviço específico para Eventos Institucionais, o Evento Neutro.

Atualmente as organizações de prestação de serviço já estão usando da sustentabilidade dentro de suas interações com o cliente para melhorar sua imagem e se posicionar no mercado. Cada dia se nota uma maior interação das Empresas em causas ambientais e sociais visando se integrar as demandas do Mercado Internacional. 

Com pequenas mudanças na Gestão de um Evento como por exemplo: no design e ofertas de serviço, gerenciando pontos de contato de serviço e a experiência do cliente por meio de plataformas de engajamento online ou offline. 

Engajamento do consumidor:

A presença da sua marca estando nas redes sociais, possui papel fundamental no envolvimento e na confiança:

Do consumidor,

Dos stekholders,

Da sociedade como um todo.

Você deve integrar os canais de comunicação digital, manutenção de relacionamentos online, socialização em comunidades online e mídia social transmitindo a sustentabilidade do seu Evento. Mas por que isso? Essa comunicação leva a uma maior conexão com o seu público.

Criamos um Selo para o serviço Evento Neutro, justamente pensando nessa conexão e informação, pode ser utilizado para divulgação da Empresa, como também, contribuindo e aplicando a Responsabilidade Compartilhada entre Empresa e Sociedade, visando criar valor e empatia do seu consumidor ou potencial cliente. 

O impacto de divulgar os relatórios com os valores totais da sua neutralização, o projeto social ou ambiental onde foram compensadas o CO2 produzido no seu evento, cria Credibilidade e Confiança.

Passamos toda a informação necessária para se comprovar a efetividade da sua Ação e sua Contribuição Ambiental (tudo validado por órgãos certificados internacionalmente). A Eccaplan faz parte do Pacto Global, uma mobilização internacional visando tornar claro e reconhecido as nossas ações ambientais e contribuições realizadas pelos nossos serviços.

Como o Evento Neutro pode contribuir para sua Empresa?

Buscar novas formas de gerenciamento, leva sua empresa a se tornar sinônimo de Inovação, Qualidade e Valor Percebido.

Crie um posicionamento verde, garanta uma logística verde, gestão de resíduos, e neutralização do impacto de carbono no seu evento.

Especificamente, as empresas podem intensificar a publicidade para demonstrar seu compromisso com o Desenvolvimento Sustentáveis. 

A conscientização do cliente sobre essas iniciativas é aumentada se você utilizar a ferramenta de Marketing Verde na sua publicidade, aumentando a clareza e a satisfação do seu Evento.

É fundamental utilizar recursos de Marketing Verde para transmitir a sua mensagem de maneira eficaz.

Ultimamente, as entidades empresariais têm visto uma maior pressão social para reduzir os impactos negativos causados por elas ao Meio Ambiente.

Consequentemente, as empresas não devem apenas assumir valores ecológicos para atingir o sucesso econômico viável , mas também ver a gestão ecológica como um indicador de seu ‘desempenho social’.

Isso envolve o compromisso dos líderes organizacionais com a ética ambiental por meio do desenho de políticas e sua execução no funcionamento diário para diminuir os prováveis ​​efeitos ecológicos das operações de negócios.

A sustentabilidade é uma questão vital, e o crescimento verde está em demanda como nunca antes. Certamente, o avanço tecnológico é um aspecto-chave que impulsiona o desenvolvimento verde; no entanto, a inovação é cara como um todo. 

Organizações verdes inovadoras são aquelas que implantam novas práticas, em evolução e em desenvolvimento contínuo, responsáveis ​​por um desenvolvimento verde perceptível, como produtos ou tecnologia.

Alguns Exemplos de Setores Empresariais que estão em mudança:

O setor automotivo fez contribuições significativas para a economia global, bem como para a mobilidade individual. Anteriormente, a maioria das empresas automotivas considerava a conformidade ecológica um custo de fabricação suplementar, em vez de uma prática fundamental para evitar efeitos ecológicos desfavoráveis.

No entanto, normas ecológicas rigorosas e ambientalistas alteraram o cenário competitivo e os padrões das empresas. 

Os custos crescentes dos meios convencionais de conformidade e os avanços nas tecnologias de materiais e processos levaram algumas empresas da cadeia de suprimentos de veículos a adotar técnicas inovadoras verdes para superar os desafios ecológicos 

Por exemplo BMW Jazz Festival 2012, no Parque do Ibirapuera, terá suas emissões quantificadas e neutralizadas. A BMW MOTORRAD | International GS Trophy recebeu o Selo Evento Neutro. Se comprometeram a reduzir, quantificar e neutralizar as emissões de carbono geradas no evento, o que inclui a montagem, realização e desmontagem do mesmo, além de todos os combustíveis utilizados durante a prova.

A Automotive Business, que adquiriu o Selo Evento Neutro adotou no seu evento #ABPlan sobre planejamento automotivo, a neutralização de carbono e também para o AB Diversidade, tornando este evento ainda mais sustentável.  Todas as emissões de gases de efeito estufa são devidamente quantificadas e uma ação de compensação ambiental (neutralização) é realizada na mesma proporção. 

Devido à questão ambiental estar constantemente na vanguarda da atenção e com a chegada da geração de consumo verde, as empresas devem implementar ativamente o marketing verde em resposta à demanda do mercado.

Como realizar um Evento Neutro?

Todo o Evento deve ser planejado, financiado, organizado e estrategicamente conectado às estruturas sociais existentes e à vida cotidiana das populações locais, assim como, práticas de retorno ambiental

Os organizadores de eventos devem considerar maneiras de engajar proativamente a comunidade local para não colocar em risco a sustentabilidade do evento, ou apoiar algum projeto social e ambiental visando a neutralização do seu  impacto.

  • Para a criação eventos sustentáveis ​​existem dois pré requisitos – fornecer um ambiente de apoio para eventos, e garantir que os eventos sejam uma força positiva em toda a agenda de políticas para cidades verdes e sustentáveis.

Quer realizar um evento sustentável? Veja um passo a passo de como produzir um evento sustentável e as ações que não podem faltar no seu evento!

Saiba mais sobre a Eccaplan!

A ECCAPLAN tem por objetivo auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.

e você quer ter uma visão geral de tudo o que um evento precisa fazer para ser mais sustentável, vale conferir o nosso infográfico com os 10 passos para um evento sustentável no nosso artigo publicado no blog da Event Brite.

Conteúdo:

Thays do Nascimento

Marketing Eccaplan

thays@eccaplan.com.br

Fontes:

BRAMWELL, Bill. Governance, the state and sustainable tourism: A political economy approach. Journal of sustainable tourism, v. 19, n. 4-5, p. 459-477, 2011.

Taheri, Babak, Girish Prayag, and Birgit Muskat. “Introduction to the special issue: Consumer experience management and customer journeys in tourism, hospitality and events.” Tourism Management Perspectives 40 (2021): 100877.

COAKLEY, Jay; SOUZA, Doralice Lange. Sport mega-events: Can legacies and development be equitable and sustainable?. Motive: Journal of Physical Education,  v. 19, p. 580-589, 2013.

Fussey, Pete, Jon Coaffee, and Dick Hobbs. Securing and sustaining the Olympic city: reconfiguring London for 2012 and beyond. Routledge, 2016.

Higgins-Desbiolles, Freya. “Event tourism and event imposition: A critical case study from Kangaroo Island, South Australia.” Tourism Management 64 (2018): 73-86.

Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia cidades sustentáveis Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar evento neutro GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mudanças Climáticas Mundo Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores

Compartilhe

NEWSLETTER

Quer receber nossas novidades em seu e-mail?

Inscreva-se no formulário com seu nome e e-mail que enviaremos novos conteúdos mensalmente.

Skip to content